Quem somos, de onde vimos e para onde vamos?

Category: By Rui Pedro
A ELSA - The European Law Students' Association é uma organização internacional não governamental, apartidária, independente, sem fins lucrativos e com mais de 200 núcleos distribuídos por 36 países europeus. Entre outras actividades, visa potenciar a capacidade profissional dos futuros juristas e fomentar a intercomplementariedade dos vários sistemas legais, num espírito de diálogo construtivo e de cooperação científica.
Fundada em 1981 em Viena por um grupo de quatro estudantes, divididos pelo muro de Berlim, mas unidos pelo estudo do Direito;
Desde então, a Associação cresceu, alargando exponencialmente a sua actividade, estando neste momento representada em mais de 200 universidades, espalhadas por 36 países do Velho Continente. É também membro observador da ONU e do Conselho da Europa, sendo considerada neste momento a maior Associação Independente de Estudantes de Direito do Mundo!
O grande objectivo da nossa Associação é o enriquecimento cultural e científico dos estudantes e recém licenciados em Direito. Nesse sentido, desenvolvemos uma série de iniciativas que visam proporcionar oportunidades de plena aprendizagem de outras culturas e sistemas legais, num espaço de diálogo crítico e de cooperação científica. Para prosseguir estes objectivos, a ELSA divide-se em três áreas chave: Seminários e Conferências, Actividades Académicas e STEP (Students Trainee Exchange Programme), que têm competências específicas e que conferem a tal vertente internacionalista, que é uma imagem de marca da ELSA, e que a diferencia de outras associações de estudantes.
O papel da ELSA na U.I.F.F tem sido amplamente reconhecido pelos variados quadrantes académicos e estudantis. Como associação de cariz internacional, procura despertar os alunos para a necessidade de uma visão mais global dos problemas, mas também do próprio mercado de trabalho. No contexto actual, um aluno ou recém-licenciado em Direito tem de encarar a Europa como um espaço privilegiado de actuação, e não apenas os limites do nosso país. Com as nossas iniciativas, procuramos contribuir um pouco para isto, consciencializando os futuros juristas para esta realidade.
O núcleo da E.L.S.A. na Universidade Internacional da Figueira da Foz, designa-se por ELSA UInternacional da Figueira da Foz e está situado no 1.º andar do edifício administrativo do Campus Universitário.
Estamos à tua espera….
E tu do que estás à espera?
 

0 comments so far.

Something to say?